Armas secretas da Dona de Casa – Parte I

Neste  site encontrei algumas armas que nos podem ajudar com alguns imprevistos do dia-a-dia!

Quem nunca deixou queimar arroz? Uma panela… E Por aí adiante….

Tirar tinta de marcador de tecidos – Uma maneira de tirar tinta de marcador de tecidos é esfregar com um algodão e álcool.

Nódoas de baton – Deve limpar o mais depressa possível! Raspe o local com uma faca. Depois humedeça um pano limpo com solvente para limpeza a seco e esfregue a nódoa, actuando da borda para o centro para que a área manchada não alastre. Verá que resulta!

Utilize sempre vinagre – O vinagre é o melhor anti-bacteriano que existe! Além de tudo é barato! Limpe o frigorífico com vinagre, o lava loiça, o tanque, enfim tudo o que não tiver mármore! Lembre-se que o ácido corrói as pedras.

Panelas com arroz queimado – Quando queimar o arroz, não raspe o fundo da panela. Coloque a panela numa vasilha com água fria, cubra a boca com um pano húmido e tape a panela. Passado algum tempo, retire o arroz, mas com cuidado para não raspar o fundo da panela.

Para limpar panelas queimadas – Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

Tabuleiros de forno sujos – Limpe rapidamente com um pano ou um pedaço de papel e, se a sujidade já estiver seca, aqueça ligeiramente o tabuleiro para a carbonizar. Nunca utilize produtos abrasivos, para não riscar o revestimento do tabuleiro. Para pôr o tabuleiro a brilhar novamente, passe um pedaço de papel com uma gotinha de óleo.

Manchas de gordura em tecidos – Para retirar manchas de gordura de tecidos, coloque pó de talco, espere um tempo e escove. Ou coloque a mancha entre papel grosso e passe com o ferro quente.

Manchas de gordura – A melhor solução para tirar manchas de gordura é limpar a parte manchada com detergente de lavar a loiça.

Manteiga (ou outra gordura) no sofá – Elimine os resíduos de gordura com pó de talco e, se não resultar, tente de novo com um pano humedecido em água com amoníaco.

Panelas com cheiro – Para tirar o cheiro forte que ficou na panela onde se cozinhou peixe, leve a ferver na panela água com folhas de chá já usadas.

Cheiros fortes no frigorífico – Para tirar cheiros fortes do frigorífico, utilize cascas de ovos, pois por serem porosas, as cascas dos ovos absorvem com facilidade os cheiros.

Mau cheiro no frigorífico – Coloque dentro do frigorífico uma chávena cheia de leite, verá como o cheiro desaparece.

Congelador limpo – É imprescindível descongelá-lo pelo menos uma vez por ano. Quando liberto do gelo, limpe-o muito bem, sem esquecer os recantos, com um trapo limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato e seque-o com um outro pano.

Limpar o frigorífico e vasilhames de plástico – Para tirar o cheiro forte do frigorífico ou de vasilhames de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.

Eliminar gordura ou sabor a ranço no filtro das cafeteiras – Deite-lhes sal e verta por cima água a ferver.

Plástico derretido na torradeira ou noutro electrodoméstico – Use gasolina para isqueiro ou acetona.

Hálito a alho ou cebola – O hálito a alho ou cebola é facilmente anulado se se mastigar um grão de café, uma folhinha de hortelã fresca ou um pedaço de casca de limão ou laranja.

Cheiro a alho nas mãos I – Após descascar os alhos, passe sal grosso pelas mãos (ainda sem molhar), de seguida lave as mãos normalmente.

Cheiro a alho nas mãos II – Para tirar o cheiro do alho das mãos depois de o pelar só tem que pôr os dedos debaixo de uma torneira com um fio de água mexendo numa faca inox.

Cheiro a alho nas mãos III – Esfregue as mãos com pó de café (fresco, usado ou mesmo café solúvel) e lave-as em seguida normalmente.

Cheiro a alho nas mãos IV – Lave as mãos com limão, e seguidamente lave-as normalmente, vai ver que o cheiro desaparece.

Cheiro a alho nas mãos V – Para tirar o cheiro do alho das mãos, basta deixá-las aproximadamente 1 minuto debaixo da água corrente, sem esfregá-las. Depois, seque delicadamente com um pano seco.

Cheiro a alho nas mãos VI – Para tirar o cheiro a alho das mãos, experimente lavá-las esfregando folhas de salsinha.

Cheiro a alho nas mãos VII – Sem esfregar as mãos, passe-as em água corrente fria (debaixo da torneira) até tirar o cheiro. Lavar em seguida normalmente.

Cheiro a alho nas mãos VIII – Basta virar a lâmina da faca para cima, colocá-la debaixo da torneira com água a correr, colocar os dedos da mão livre por baixo da lâmina da faca e deixar a água passar pela faca e pelos dedos. Mude de mão e repita a operação. Milagre.

Cheiro a alho nas mãos IX – Guarde sempre no frigorífico um pouco de pó de café usado. Ele é excelente.

Cheiro a alho nas mãos X – Muito melhor do que todas as trabalhosas dicas para tirar o cheiro de alho das mãos, é não absorver este cheiro tão incómodo, Para tanto, basta adquirir uma máquina de descascar alho. Pronto.

Indigestão com o alho – Para que não esteja sempre a lembrar-se do alho depois de o comer, antes de o usar retire-lhe o coração (aquela parte verde que fica dentro do dente). Ele é que é indigesto!

Mãos a cheirar a bacalhau – Poderá eliminar o cheiro de bacalhau nas mãos esfregando-as com umas gotas de vinagre ou de limão. Depois passe as mãos por água morna, antes de as lavar.

Cheiro a Sardinhas assada nas mãos – Esfregue as mãos com vinho tinto e em seguida lave-as com água morna e sabão.

Talheres de prata sujos de ovo – Para tirar os vestígios de ovo dos talheres de prata, esfregue-os com batata cozida ou com metade de um limão.

Tirar verdete de peças de cobre – Para tirar verdete de peças de cobre, esfregue as manchas com uma solução feita com vinagre a ferver e sal grosso.

Acabar com cheiros a fritos – Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo comece a aquecer.

Mau cheiro em casa I – Asse cascas de laranja ou de limão. Em pouco tempo terá um ambiente perfumado.

Mau cheiro em casa II – Suspenda uma esponja molhada numa divisão da casa, pois esta encarrega-se de absorver os cheiros indesejados.

Manchas no mármore da cozinha – Se tem alguma mancha de gordura ou simplesmente de algum ácido, na sua banca de mármore na cozinha, passe com um pano húmido por essas manchas e seque muito bem de seguida. Estenda uma camada de óleo de cedro sobre as manchas e outra camada de azeite (esteja descansado, que não mancha!). Deixe estar em repouso, sem mexer, durante 24 horas. Retire com água, e reparará que as manchas desapareceram.

 

Beijinhos,

Mamicas

Advertisements

Tagged: , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: