O meu novo amigo : o Vinagre

Desde à alguns tempos que tenho vindo a ler sobre as vantagens do Vinagre no dia-a-dia de uma dona shutterstock_100747576de casa.

Confesso que ao início fiquei apreensiva mas depois de uma primeira experiência nunca mais me separei dele.

Comecei inicialmente por utilizar apenas para lavar o chão, mas agora uso para quase tudo : lavar o chão, como complemento lavagem de roupa, limpar o pó, limpar armários, limpão frigoríficos….. o Vinagre anda sempre às voltas.

Quando comentei com a minha mãe ela fez-me a mesma pergunta que eu me fiz a mim mesma a primeira vez que li um artigo a esse respeito : ” E não fica tudo a feder a vinagre ? ”

Claro que não , e acima de tudo estou a acabar com a maior parte dos detergentes que tenho lá em casa.

A maior vantagem da sua utilização é sem dúvida o preço, pois fica muito mais barato que qualquer outro produto de limpeza, mas também é um dos melhores e mais poderosos agentes de limpeza ecológicos. Eficaz em todo o tipo de sujidade, desinfeta e previne contra a formação de bolor e bactérias.

 

Saiba como pode incorporar o vinagre nas suas limpezas diárias de uma forma 100% verde.

Janelas

Para assegurar uma limpeza ecológica dos vidros, misture 2 copos de água com ¼ copo de vinagre, pulverize as janelas e limpe com uma folha de jornal.

Paredes com humidade/bolor

Pulverize a área afetada da parede com vinagre puro e deixe repousar durante 15 minutos. Passe com um pouco de água para retirar o excesso e deixe secar bem.

Chão

O vinagre é uma excelente alternativa ecológica aos tradicionais líquidos de limpeza para o chão – basta adicionar ¼ copo de vinagre a um balde de água tépida. Tenha atenção, porém, que esta solução de limpeza não pode ser utilizada no mármore (o vinagre pode riscá-lo), nem na madeira (o vinagre pode torná-la baça).

Canos entupidos

Para desobstruir canos entupidos ou simplesmente efetuar uma limpeza de manutenção, despeje algum vinagre nos canos afetados e deixe atuar durante 30 minutos. No final, deixe correr a água fria para eliminar todos os resíduos.

Cabeça do chuveiro

A água cria depósitos de minerais nas cabeças dos chuveiros que necessitam de ser limpos periodicamente. Encha o fundo de um saco plástico com vinagre, coloque a cabeça do chuveiro dentro do mesmo e deixe de molho de um dia para o outro. Na manhã seguinte, passe por água.

Copos cintilantes

Sempre que lavar copos à mão, encha um lado do lava-loiça com água fresca, à qual junta 1 copo de vinagre e utilize-a para enxaguar os copos no final da lavagem.

Ferro de engomar

Para eliminar os depósitos de minerais que se formam nos ferros de engomar, encha o mesmo com partes iguais de água e de vinagre, ligue o botão do vapor e desligue. Deixe o ferro de engomar arrefecer, esvazie, encha novamente com água fresca, esvazie e deixe secar.

Máquina de lavar loiça

Para desinfetar periodicamente a máquina de lavar loiça encha o depósito de detergente com vinagre ou coloque uma taça com vinagre no tabuleiro de baixo e faça um ciclo de lavagem curto com a máquina vazia.

( Fonte : aqui )

 

Neste site também descobri alguns pontos específicos para a utilização do vinagre:

Cheiro de mofo

É comum, na troca de estações, que as roupas guardadas por um longo período de tempo adquiram cheiro de mofo. Para que as bactérias e o cheiro desagradável sejam eliminados com a ajuda do vinagre, é necessário misturar em um balde aproximadamente 200 ml de vinagre branco e encher o restante com água.

Coloque as roupas de molho nessa solução por mais ou menos uma hora. Você vai notar, após esse período, que o cheiro de mofo sai das roupas por completo sem deixar vestígios.

Manchas de roupas coloridas

O vinagre é um excelente produto para tirar manchas das roupas coloridas, pois além de eliminar por completo a sujeira ele não mancha. Para realizar esse procedimento com sucesso é necessário que você pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume.

E para evitar a descoloração indesejável da peça, acrescente uma colher de chá de vinagre durante o enxágue com água corrente. Com esse procedimento, a mancha sai e a roupa continua com a sua coloração impecável.

Manchas amareladas de peças brancas

As terríveis manchas amareladas nas roupas podem ter diversas causas. O desodorante e as comidas com corantes são as campeãs em manchar peças brancas. A dica é utilizar uma xícara de vinagre branco enquanto as roupas permanecem de molho na água. Deixe o produto agir por mais ou menos uma hora e depois lave normalmente.

Manchas provenientes do suor

Quem utiliza roupa branca ou roupa social diariamente sabe que, principalmente no verão, o suor deixa as roupas manchadas. O colarinho, punhos e axilas são as áreas mais afetadas.

A receita é simples, faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Espalhe essa solução nas áreas manchadas e deixe agir por cerca de vinte minutos. Para terminar, lave as roupas normalmente com sabão neutro e enxágue com água corrente.

Alternativa ecologicamente correta

Além de todos os benefícios para a limpeza das roupas o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos alvejantes e amaciantes. Além disso, seu custo pode ser bem mais baixo comparado à outros produtos. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água.

As vantagens de utilizar o vinagre no lugar dos alvejantes e amaciantes, além de inteligente, é benéfica ao nosso meio ambiente.

 

Como podem ler acima existem inumeras aplicações para o vinagre.

Como dica suplemetar , eu uso umas gotas de óleos essenciais ( alfazema ou eucalipto) juntamente com a àgua para lavar o chão e o resultado é fantástico.

Vantagens :

  • Mais barato
  • Mais ecológico
  • Menos espaço armazenação
  • Redução da variedade de produtos
  • Basta um borrifador e temos tudo o que precisamos sempre à mão.

 

Nesta minha última passagem pelo leroy merlin acabei por me tentar e trazer mais dois produtos naturais:

  • Vinagre  cheiro Maçãleroy
  • Liquído para calcário

Juntaram-se ao já existente “bicarbonato de sódio”.

Devo dizer-vos que são todos maravilhosos.

O vinagre é bem forte mas com o odor a maçã ácida o que faz com que seja simpático de usar em qualquer situação : experimentei-o logo para limpar o armário do quarto da minha filha.

O líquido para o calcário trouxe pois a porta do duche estava a ficar cheia de calcário e já de difícil limpeza. Tinha que esfregar e esfregar e não ficava como gostava.

Trouxe então este que me pareceu ser uma solução a experimentar. É claro que mal cheguei borrifei logo. Deixei agir uns minutos e quando fui limpar o WC apenas passei o chuveiro e a tireta para retirar o excesso de água. Resultado : LIMPO, COMO NOVO! Sem esfregar nem me cansar logo recomendo.

É verdade que o vinagre aqui não ficou muito mais barato ( muito antes pelo contrario ) mas como precisava de um borrifador para passar a usar vinagre em forma de spray, fiz dois em um. Ganhei um borrifador, simpático e com o líquido maravilha dentro!!!!!

Quando este acabar usarei vinagre normal com umas gotas de óleo.

 

E vocês? Que produtos usam para as limpezas do dia-a-dia?

 

Beijinhos,

Mamicas

 

 

Advertisements

Tagged: , , , , , , ,

One thought on “O meu novo amigo : o Vinagre

  1. Ideias para poupar | Gestão cá de casa November 17, 2016 at 2:03 pm Reply

    […] Limitar o uso de detergentes de limpeza, pois uso muito à base de vinagre como ja tinha falado aqui […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: