Pães de “Deus”

Andava à dias com vontade de surpreender o meu marido …
Esta semana foi o dia. Apesar de estar em modo “alimentação saudável” resolvi fazer uns pães de Deus …. que ficaram mesmo dos “Deuses” !

A receita foi um mix do que eu já tinha com a receita da “Padaria Portuguesa” e com mais qualquer coisa para ser adaptada à bimby.

O resultado surpreendeu pela positiva , se bem que me esqeci de os pincelar com ovo antes de juntar o coco e lavar ao Forno.

Ingreditentes
Brioche :
– 330ml de leite
– 510g Farinha T55 sem fermento
– 50g açúcar
– 80g manteiga à temperatura ambiente
– 10g fermento padeiro fresco
– uma pitada de sal

Cobertura :
– 250g de coco ralado
– 250ml de leite
– 40g de farinha T55
– 1 ovo médio
– 2 gemas +1 ( pincelar )

Preparação
Vamos iniciar por preparar a massa do brioche para levedar.
Colocar no copo o leite , o açúcar e o fermento 3min / 37°/ Vel. 2
Adiccionar a farinha , o sal , a manteiga e amassar 4min / Espiga
Retirar a massa do copo e guardar num Tupperware que feche herméticamente e levar ao frio por mínimo 1h.
Retirar do frio e colocar sobre uma superfície polvilhada com farinha.
Dividir a massa em 12 partes aproximadamente iguais ( a mim rendeu-me mais ou menos 12 bolas de 87g )
Moldar as 12 bolas e ir colocando no tabuleiro previamente forrado com papel vegetal.


De seguida cobre-se com um pano e deixa-se levedar. Eu coloquei embrulhado cm uma toalha e coloquei no forno.
O ideal é que eles dobrem de tamanho até ficarem todos juntinhos.
Entretanto vai-se preparando a cobertura :
Coloca-se no copo limpo todos os ingredientes excepto coco e mistura-se 15seg / vel. 4.
Depois coloca-se 10min / 90° / vel. 3.
Adicciona-se o coco e mistura-se novamente 15seg / vel. 3 / Colher Inversa.

Quando a massa estiver bem levedada liga-se o forno para pré aquecimento a 180°C.
Entretanto pincela-se os brioches com a gema de ovo ( nos meus eu não fiz e por isso ficaram mais branquinhos ) e no final distribui-se o coco por cima dos brioches. ( Eu coloquei pouco coco ….ainda me sobrou bastante , mas para a próxima vou colocar todos pois eles ficam bem unidos e coco convenhamos que nunca é demais 🙂 )

No fim levar ao forno por 20 mins , controlando sempre até atingir a cor que mais gostam.
Quando os tirar deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó ( optional ).
No fim é só preparar um cházinho e deciciarem-se com esta iguaria dos “Deuses” tal como o nome indica.
Ficam extremamente fofos e deliciosos. 3 dias depois ainda se comiam…

Pena é que só os mais velhos cá de casa é que gostam pois “obrigam-nos” a esgotar o stock sozinhos. E é cá um sacrifício…
Na próxima fornada vou optar por reduzir os ingredientes da cobertura a metade e colocar apenas em metade do tabuleiro eos outros fazer “simples” ou seja “Pães de leite” e assim os mais novos já vão comer !

Bom apetite ❤

Beijinhos,
Mamicas




Leave a comment