Jesuítas

Se há bolo que gostamos cá em casa são bolos de massa folhada e creme de ovos.

Primeiro são bolos relativamente simples de fazer, que saiem sempre bem e ainda me permitem ter algum “sucesso” entre os amigos principalmente quando faço os meus “Folhadinhos de Fão”.

Um outro que também é do meu agrado, principalmente devido ao gostinho de canela, são os Jesuítas.

Que saudades tenho eu de passar na Rua da Junqueira e comer um mega Jesuíta daqueles que não se vê o fim.

A preguiça foi-se apoderando de mim mas este fim de semana foi tempo de arregaçar as mangas e meter as mão na massa.  E assim saíram uns Jesuítas para abrilhantar a nossa mesa de Páscoa que este ano teve um sabor diferente.

Então vamos lá ! Os ingredientes necessários são :

  • 1 embalagem de massa folhada retangular
  • 6 gemas
  • 140g de açúcar
  • 80ml de água
  • açúcar em pó
  • gotas de sumo de limão
  • 1 clara
  • canela a gosto

Inicialmente comecei por preparar o creme de ovo. Sem grandes segredos mistura-se o açúcar com a àgua e leva-se ao lume até atingir os 110° .

Entretanto vão-se separando as gemas das claras.  Reserva-se uma clara e as outras …… podem sempre fazer suspiros 🙂

Batem-se as gemas muito bem e quando estiverem bem batidas vai-se misturando aos poucos a calda de açúcar mexendo sempre para que não cozam.

Depois de tudo misturado, leva-se novamente ao lume até engrossar.

Enquanto isso vai-se preparando a mistura de açúcar com a clara. Aqui a quantidade de açúcar é a olho pois vamos acrescentando até ficar com uma consistência que permita espalhar sem escorrer. Nessa mistura acrescentam-se umas 6 gotas de limão e continua-se a mexer.

No fim acrescenta-se a canela a gosto, por isso cá por casa juntei bastante 🙂

Altura de “montar” os Jesuitas.

Tira-se a massa folhada do frigorífico, abre-se e barra-se uma parte com o creme de ovo.

Dobra-se a outra parte até formar um grande rectângulo.

Depois barra-se a parte de cima com a calda de açúcar /clara / canela . Espalha-se bem por toda a massa visível.

Resta-nos cortar em triângulos e levar ao forno bem quente ( eu coloco a 200° com ventilação).

Controlar e tirar quando ficarem bem douradinhos.

Resultado : Aprovadíssimos tanto que tive que repetir a dose com o que me sobrou das duas caldas e que quase não chegava a tempo de tirar uma foto.

Estes são os mais feios até porque já levaram uns quantos em cima e a capa é bastante sensível.

 

Bom apetite !!!

Beijinhos,

Mamicas

Leave a comment